No início de 2020 presenciamos o desenrolar do que seria a maior devastação pandêmica dos tempos modernos, a COVID-19. O mundo quase parou, a economia encolheu, as pessoas se recolheram, voluntariamente ou por determinação. O medo do desconhecido e a iminência da morte foram os “players” que flutuaram em nossas mentes, neste período sombrio.
Em contrapartida, e como consequência de toda esta nebulosidade, a obesidade e a doença metabólica, enfermidades também pandêmicas, ingurgitaram-se e tornaram-se mais evidentes. O entendimento da gravidade do peso excessivo aflorou, considerando-se a observação de que representava fator de risco aumentado de mortalidade, para aqueles que se infectassem com o SARS-COV-2.
Vínhamos de uma caminhada alucinante de cursos práticos, simpósios, congressos presenciais, tutoramentos e preceptorias, no campo da cirurgia e da endoscopia bariátrica e metabólica. Repentinamente, tudo se esvaiu, devido a necessidade e imposição do isolamento social. O mundo se voltou para o cuidado da pandemia emergente e para o temor que ela gerava.
Já há alguns anos dispomos de instrumentos tecnológicos que nos permitem o ensino à distância, entretanto de forma um tanto rudimentar, com diversas limitações e, obviamente, carecendo da realidade prática. Os encarávamos como “ferramentas” complementares. Com o cerceamento social imposto no início de 2020, testemunhamos um avanço tecnológico espantoso, na área do ensino à distância, que cresceu em velocidade mais que geométrica e abriu portas enormes ao ensino.
Em outubro de 2020, percebendo a grande lacuna entre a realidade momentânea e a necessidade continuada do ensino e da pesquisa, emergiu a ideia da criação de um projeto de ensino continuado, que utilizasse o que houvesse de mais moderno no campo tecnológico e que pudesse preencher o vazio pedagógico em cirurgia e endoscopia bariátrica e metabólica. Seria necessário um modelo de curso inovador e inspirador, que despertasse o interesse no engajamento e participação dos profissionais da área, mesmo diante de um cenário social desalentador.
É difícil imaginar o desenvolvimento de ações consistentes, robustas, sustentáveis e de qualidade que ocorram de forma unitária. Fundamental é a percepção de que aliar mentes com propósitos semelhantes e que, ao mesmo tempo, tenham diferentes expertises, representa o fundamento básico para que uma ideia se transforme em algo real, palpável e tangível. Há que haver motivação, empenho e altruísmo.
Assim sendo, o primeiro nome que me veio à mente para a construção deste projeto de ensino continuado e inovador foi o do nobre amigo e professor Carlos Eduardo Domene, por quem devoto grande respeito e admiração. Houve o primeiro contato relativo ao possível curso em 21/10/2020. Não há como esquecer este dia! Conhecendo-o de longa data, fui agraciado com seu já esperado apoio e incentivo, além de receber alguns “insights” importantes. Neste momento, decidi seguir adiante com o que estava em minha mente.
A vida se encarrega de aproximar pessoas cujos fundamentos e preceitos sejam similares. No início de 2020, durante um curso que organizei em Manaus (BEST AMAZON 2020), tive a grata satisfação de conhecer Carlos Augusto Madalosso, grande cirurgião e pessoa, com quem tive a oportunidade de estreitar laços de amizade e de confirmar sua integridade e bom caráter. Em 27/02/21 tomei a iniciativa de convidá-lo para participar do projeto Bariatric Channel (que à época não tinha este nome), com o que concordou e aceitou de pronto, com muito entusiasmo.
Os caminhos se cruzam, às vezes, através de estradas tortuosas. Em 2001 conheci Antônio Bispo, em uma situação desconfortável, em um pós-operatório complicado de uma colecistectomia. O mesmo deslocou-se do Rio de Janeiro a Manaus, a pedido da família, para dar suporte no atendimento da paciente envolvida. Esperava me deparar com alguém presunçoso, opinante e austero, considerando a situação. Me surpreendi com a tranquilidade de alguém disposto apenas a ajudar. A situação foi resolvida e passaram-se vários anos de contatos esporádicos, em eventos científicos. Surpreendentemente, voltamos a nos aproximar em um evento científico on-line em 2021. Corroborando com isto, Madalosso sugeriu a possibilidade de seu nome como reforço ao time do BC, quando acabei lhe reportando a história prévia com Bispo. Enfim, em 24/08/2021, após boa conversa, Antônio Bispo passou a nos ajudar no desenvolvimento das atividades do BC, o que nos representou um ganho inestimável.
Já éramos quatro profissionais dedicados à medicina, comungando uma história de luta e dignidade, associando diferentes expertises, em prol de um objetivo em comum. Entendemos que precisaríamos compor um time que proporcionasse uma difusão internacional para o que queríamos desenvolver. Desta forma, outros nomes foram surgindo e se agregando ao núcleo do BC, sempre pautados pelos critérios básicos de inclusão. Desta forma, hoje contamos com amigos e profissionais de altíssimo nível, na composição da família BC, que trabalham em unidade, por um mesmo objetivo: disseminar a ciência da cirurgia e da endoscopia bariátrica e metabólica com qualidade e responsabilidade, de forma apolítica e sem vieses. Assim são: Almino Ramos, Alcides Branco, Rui Ribeiro, André Teixeira, Antônio Torres, Amador Garcia, Halit Eren Taskin, Alex Escalona, Manoel Galvão e Eduardo Grecco.
Buscamos, de forma exitosa, o importante apoio societário das principais entidades que representam a cirurgia no Brasil, quais sejam: Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL).
Mais recentemente, tivemos a grata satisfação de contar com o apoio e parceria do IBC-Oxford (International Bariatric Club), através de seu representante Haris khwaja, o que representou um grande avanço na perspectiva de expansão mundial do BC. Muito nos orgulha estarmos ao lado de um reconhecido e conceituado clube internacional de cirurgia bariátrica e metabólica, atrelado a uma universidade de inquestionável e irreparável reputação, e que propaga ensino de inquestionável qualidade.
Victor Dib
Mais que um curso continuado, somos uma plataforma educacional on-line, completa e gratuita, focada na divulgação científica do universo da cirurgia e endoscopia bariátrica e metabólica.
FALE CONOSCO
bc@bariatricchannel.com